Quantcast
Channel: NEUROCIRURGIÃO SÃO PAULO
Viewing all articles
Browse latest Browse all 88

Atividade física e a prevenção do Alzheimer: um guia para manter o cérebro ativo. Dr. Julio Pereira – Neurocirurgião São Paulo – Neurocirurgião Beneficência Portuguesa.

$
0
0

A doença de Alzheimer, um dos maiores desafios da saúde global, é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta a memória, o pensamento e o comportamento. Embora a cura ainda não tenha sido encontrada, pesquisas científicas têm demonstrado que a prática regular de atividade física pode ser uma poderosa aliada na prevenção e no retardo do desenvolvimento da doença.

Estudos apontam que o exercício físico promove diversas alterações benéficas no organismo, como o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, o estímulo à neuroplasticidade (capacidade do cérebro de formar novas conexões) e a redução da inflamação, um fator que contribui para o desenvolvimento do Alzheimer. Além disso, a atividade física também está associada à melhora da qualidade do sono, do humor e da autoestima, fatores importantes para a saúde mental e o bem-estar geral.

E não se engane, a atividade física para a prevenção do Alzheimer não precisa ser necessariamente intensa ou extenuante. Caminhadas, dança, yoga, natação e até mesmo atividades domésticas como jardinagem e faxina podem trazer benefícios significativos. O importante é escolher uma atividade que lhe dê prazer e que possa ser praticada regularmente, de preferência com orientação profissional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física intensa por semana, ou uma combinação 2 de ambos. Essa recomendação se aplica também à população idosa, que deve adaptar as atividades às suas capacidades e condições físicas. É fundamental consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se houver alguma condição de saúde preexistente.  

Além da atividade física, outras medidas podem ajudar na prevenção do Alzheimer, como manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar o consumo de álcool e tabaco, controlar o estresse e manter o cérebro ativo com atividades intelectuais, como leitura, jogos e quebra-cabeças. Adotar um estilo de vida saudável e ativo é a melhor forma de proteger o cérebro e garantir uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos.

The post Atividade física e a prevenção do Alzheimer: um guia para manter o cérebro ativo. Dr. Julio Pereira – Neurocirurgião São Paulo – Neurocirurgião Beneficência Portuguesa. first appeared on NEUROCIRURGIÃO SÃO PAULO.

The post Atividade física e a prevenção do Alzheimer: um guia para manter o cérebro ativo. Dr. Julio Pereira – Neurocirurgião São Paulo – Neurocirurgião Beneficência Portuguesa. appeared first on NEUROCIRURGIÃO SÃO PAULO.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 88